Na tarde desta segunda-feira (08/05), duzentos e cinquenta quilos de carnes foram doados pela ABCZ e pelo supermercado Zebu Carnes, patrocinador da 83ª Expozebu, para três entidades comunitárias de Uberaba (MG). A ação marcou o encerramento das atividades da exposição.

Os alimentos doados representam um excedente do projeto Vitrine da Carne, que, durante a ExpoZebu, revelou os segredos da escolha e da preparação correta da carne para mais de três mil pessoas. Doar o volume excedido foi uma iniciativa da Iara Marquez, esposa do presidente da Associação, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e contou com o apoio e envolvimento do supermercado Zebu Carnes.

A Associação de Acolhimento ao Idoso Anjos do Bem foi a primeira beneficiada. Cem quilos de carne foram doados e serão suficientes para um mês de alimentação. “Vou poder oferecer um produto de melhor qualidadr para os meus acolhidos. O que nos fortalece é saber que existem pessoas e instituições como a ABCZ que acreditam no nosso trabalho e nos ajudam”, comemora o presidente da associação, Thiago Fernandes Borges.

A instituição atende cinquenta e oito pessoas, algumas delas por determinação judicial como forma de coibir a violência e proteger a vítima de maus-tratos. O estabelecimento funciona em uma casa alugada com doze quartos e conta com a ajuda de seis enfermeiros e sete cuidadoras. Ao todo, são quase vinte funcionários.

A segunda entidade favorecida foi à Casa dos Idosos Cantinho da Paz. Hoje, a instituição atende vinte e três pessoas entre idosos deixados pela família e cidadãos em situação e vivência de rua. Segundo a vice-presidente da Casa dos Idosos,Taciana Carlos de Oliveira, o asilo está sobrevivendo graças as doações da campanha Colorindo o Natal da Melhor Idade, promovida pela ABCZ em dezembro do ano passado. “Para nós, é muito importante, pois estamos tendo muita dificuldade” diz.

A última a receber as doações foi à Casa de apoio Danielle, entidade filantrópica que atende e acolhe através de hospedagem, alimentação, assistência social e terapias alternativas pacientes portadores de câncer e outras enfermidades. A instituição é mantida através de convênios com prefeituras, órgãos públicos e de outras atividades, contribuições dos associados, contribuintes mensais, doares anônimos, voluntários, visitantes e venda de produtos em brechó. A entidade atende mais de dois mil e quinhentos pacientes por mês e fornece em média cento e vinte e cinco refeições diárias. “Nosso estoque estava baixo. A doação chegou na hora certa”, comemora Wirson Rezende, Presidente da Associação.