O pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015 terá início nesta segunda-feira (19). O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, que destacou o desconto de 3% para os pagamentos à vista. Este ano, o IPVA sofreu uma redução média de 3,73% em relação ao ano passado.

Segundo o cronograma, os contribuintes poderão pagar o imposto em até três vezes, caso não optem pelo pagamento integral. Os vencimentos serão nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Ao todo, o Estado espera arrecadar quase R$ 4 bilhões, o que representa um aumento de 13,53% em relação ao ano passado. Os valores serão aplicados nas áreas da educação, infraestrutura e saúde, um total de 40% de todo o valor arrecadado.

Vale lembrar ainda da Taxa de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) também poderá ser quitada a partir da próxima semana. O valor cobrado este ano será de R$ 77,60 e poderá ser feito até o dia 31 de março.

Pagamento – Os valores poderão ser quitados diretamente nos terminais de Autoatendimento ou guichês de Caixa dos Agentes Arrecadadores autorizados pelo Governo do Estado. Para isso, é necessário informar o número do Renavam do veículo. A emissão da Guia pode ser acessada pelo site da Fazenda ou nas Repartições Fazendárias e Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

É importante alertar ainda que, conforme anunciado pelo Estado, o não pagamento do imposto pode acarretar multa de 0,3% ao dia, até o 30º dia, mais multa de 20% após esse prazo, mais juros (Selic), que serão calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas em atraso.

Escala de vencimentos: