RECEITAS

Panqueca Americana de Fubá com Goiabada (Sem Glúten!)

1 Xícara de Fubá Fino 4 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) fermento em pó 170g de Iogurte Natural 2 colheres (sopa) de manteiga derretida 1 ovo grande Semente de Erva Doce 50g Goiabada Picada 3 colheres (sopa) de Água

Modo de preparo

  1. Em uma tigela coloque o ovo, iogurte, manteiga derretida, açúcar, sementes de erva doce e misture bem.
  2. Junte o Fubá Mimosa (fino), fermento e misture com uma espatula até ficar homogêneo.
  3. Cubra com um paninho e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 minutos.
  4. Aqueça uma frigideira antiaderente e unte com um pouco de manteiga, coloque uma porção da massa e deixe fritar em fogo baixo até que o fundo esteja dourado e a parte de cima com algumas bolhas de ar.
  5. Vire a massa com cuido e de uma só vez e frite mais um pouco até dourar.
  6. Para a calda basta colocar a goiabada tipo cascão picada em uma tigela, juntar 3 colheres (sopa) de água e levar ao microondas por 1 minuto, misturando na metade do tempo.

Observações

  1. Fubá: Aqui em São Paulo o fubá bem fininho é conhecido por Mimosa ou Mimoso, mas se ai na sua cidade for outro nome, basta procurar o fubá mais fino que você encontrar.
  2. Fermento: O Fermento usado é o químico que usamos em bolos.
  3. Manteiga: Ela pode ser substituida por margarina derretida ou algum típo de óleo.
  4. Iogurte: Usei o natural desnatado, mas pode ser qualquer tipo até mesmo o grego, o iogurte garante mais leveza para sua massa. Se desejar pode usar leite, mas nesse caso coloque aos poucos para que você não perca o ponto da massa que deve ser bem cremosa.
  5. Erva doce: Acho que é a combinação perfeita com fubá, mas você pode tirar a receita e se preferir pode por essências ou raspas de limão e laranja para dar mais sabor. 
  6. Açúcar: Pode ser substituída por adoçante culinário ou usado qualquer outro tipo de açúcar que você goste, aqui usei o demerara.
  7. Goiabada: Usei aquelas em barra tipo cascão, mas você pode usar geleia de frutas, calda de chocolate, mel, frutas picas e o que sua imaginação permitir. 
  8. Conservação: Não recomendo guardar a massa crua, pois ela acaba ficando muito grossa e perdendo o ponto, o ideal é você fritar os discos e depois de frios embrulhar individualmente em plástico filme e guardar na geladeira por até 5 dias ou no freezer por até 3 meses. Na hora de consumir basta aquecer no microondas, forno ou frigideira em fogo bem baixo.

Fonte: Receitas de Minuto