RECEITAS

Arroz para Sushi

1 xícara de arroz japonês 1 xícara de água 1 colher de chá de sal 1 colher de sopa de açúcar 2 colheres de sopa de vinagre suave

De maneira geral partes iguais de arroz e água são suficientes para o preparo do arroz, pequenas variações são possíveis. De preferência prepare mais que 2 porções para melhor acomodação na panela.

Modo de preparo

  1. O arroz deve ser bem lavado até que a água fique transparente. Repita quantas vezes for necessário.
  2. Deixe o arroz de molho entre 30 e 45 minutos conforme a temperatura ambiente. Este processo permitirá que a água seja incorporada ao grão de arroz.
  3. Numa panela coloque o arroz e a água em fogo médio com a tampa. Quando o arroz ferver deixar em fogo alto por 1 minuto.
  4. Em seguida com fogo baixo deixe o arroz cozinhar por 15 minutos.
  5. Desligue o fogão e deixe o arroz com a panela tampada descansar por 10 minutos.

Preparo do tempero do arroz e sushi

  1. As proporções indicadas para o tempero do arroz para sushi são básicas. Conforme o paladar ajustar a receita com outros tipos de vinagres suaves e também acrescente ou reduza a proporção do açúcar.
  2. Num recipiente pequeno adicione o sal, açúcar e o vinagre, misturando-os até que o sal e o açúcar dissolvam-se.

Como Misturar o Arroz e o Tempero

  1. Em um recipiente de vidro ou madeira coloque o arroz, acrescente o tempero e com uma colher de madeira ou plástico misture com movimentos circulares e de corte. Nesta etapa é importante que o arroz seja resfriado com o auxílio de um leque, abano ou ventilador para permitir que o excesso de água evapore e o tempero seja melhor incorporado ao arroz.
  2. Após a mistura o arroz para sushi deve ser mantido coberto com pano úmido.

Fonte: Asiashop