1 kg de feijão preto
1 kg de linguiças: calabresa defumada, paio e portuguesa
250 g de lombo defumado
1 orelha de porco dessalgada
1 pé de porco dessalgado
1 rabo de porco dessalgado
1 língua de porco dessalgada
250 g de costelinha de porco dessalgada
250 g de carne seca dessalgada e cortada em cubos
100 ml de óleo de soja
1 cebola média picada
5 dentes de alho picado

Modo de preparo

  • Em uma panela de pressão colocar o feijão preto lavado, a orelha, o pé, o rabo e o lombo defumado. Acrescentar água. Fechar a pressão e, assim que começar a apitar, contar cinco minutos. Depois desses cinco minutos, retirar a pressão, abrir a panela e transferir para uma panela maior. Acrescentar água quente, três dedos acima do feijão. Juntar as linguiças, as costelinhas e a carne seca. Deixar ferver e acrescentar água sempre que necessário, até que os grãos de feijão estejam macios, porém ainda firmes e inteiros.

  • Em uma frigideira colocar óleo de soja, acrescentar a cebola picada e deixar que ela fique transparente. Juntar o alho picado e refogar bem. Adicionar na frigideira do refogado uma concha do feijão e misturar. Levar tudo novamente para a panela do feijão. Retirar as linguiças e os pertences e fatiá-los. Outra vez, voltar tudo para a panela, misturar bem e deixar apurar até que fique com um caldo levemente grosso e brilhante.

  • Para que o feijão fique untuoso é imprescindível que partes como língua, rabo e orelha sejam cozidas junto. No entanto, uma opção para quem não aprecia é separar essas carnes depois do cozimento e servir em uma panela à parte. Ou dispensar. Temos que lembrar que feijão com linguiça não é feijoada, avisa a chef de cozinha Beth Branco, autora desta receita.

FonteReceitas IG